domingo, 20 de maio de 2007

LUGDUNUM


Esse é o nome Gaulês de Lyon, batizada pelo domínio romano em 43 a.c., por Lucius Munatius Plancus. O nome vem de "Colina do Lug", "LUG" é o Deus Supremo da Mitologia Céltica e também Deus da Luz, e "DUNON", em gaulês, significa Colina.

Tudo começou na colina da Fourvière, onde hoje se encontra a Basílica da Fourvière. O local foi escolhido devido à altura que dava um excelente ângulo de visão protegendo a cidade de ataques inimigos, e à proximidade do rio Saône que facilitava a vida na cidade, além da proximidade a outra cidade, o Condado, que ficava próxima aonde hoje se localiza a Croix-Rousse.

Segundo a lenda, a cidade original foi fundada pelo druida Momoros e pelo Rei Atepomaros, que eram irmãos, mas os registros oficiais mantém Plancus como fundador oficial.

Em 27 a.c., Lugdunum se torna a capital da Gália, e devido a estar no centro da Região de domínio romano passa a estabelecer contato entre as capitais e se torna um ponto importante das regiões romanas.

Após o fim de Nero, Lugdunum passa a ser um local de enorme divulgação cultural, promovendo eventos diversos e construindo diversos batimentos culturais, sendo que algumas ruínas sobrevivem até hoje, como o teatro gallo-romano, o Odeon, entre outros...

No fim do século 3, Lugdunum deixa de ser capital gaulesa, passando a Trèves. Seguido a isso, a colina sofre uma grande falta d'água, obrigando seus habitantes a se mudarem para as bordas do Saône e a ilha entre Saône e Rhône (atual Prèsqu'ile).

Em 461, forças germânicas atacam Lugdunum e se instalam na cidade, mudando após alguns anos seu nome para Lyon, tornando-a sua capital, que depois voltaria a ter domínio local, em 532, pelos filhos de Clóvis...


QUER SABER MAIS??? VEM PRA CÁ...

OBS: Ontem, 19 de maio, fomos na "noite dos museus", alguns museus estavam abertos durante toda a noite, com programas especiais, e tudo gratuito. Fomos ao Museu Gallo-Romano (onde estava havendo uma exposição extra "Par Toutatis: a religião dos gauleses", e ao Museu da Impressão (onde especialistas do maquinário estavam mostrando tudo em pleno funcionamento). Foi espetacular, dois lugares maravilhosos que com certeza devem ser visitados por todo mundo.

Um comentário:

Unknown disse...

adorei que você se interesse pela historia de Lyon!!! Que legal!!! Nao vejo a hora de re-combinar coisas com vocês dois... beijos!!